É interessante e ao mesmo tempo intrigante. Muitos empresários quando estão fazendo o planejamento para abrir um negócio pensam no melhor lugar, em um bom produto e uma tecnologia boa para facilitar o desenvolver da produção, investe no negócio, investe em tudo, mas esquece de investir em algo que vai entregar a promessa da marca, que é gente MUITO boa trabalhando com ele. Se você soltar o "carangueijo" que tem no seu bolso pra esse tema que é gente e pagar dignamente, no lugar de só dois funcionários muito bons, você terá 10! E o resultado se decuplica em relação ao que você investiu!
Ouvi uma história esses dias falada pelo ilustríssimo Engenheiro e Fundador da Ponto de Referência, Edmour Saiani (@edsaiani), onde ele dizia que certo dia estava em um restaurante nos Estados Unidos, que tinha como especialidade o filé mignon, e os funcionários usavam uns botons, com os números 30, 20, 50, 100... enfim, vários números. Então, ele chegou em um deles, que tinha um botom de trinta e perguntou o que signifava aquilo, o funcionário falou que ele conhecia 30 clientes por nome e conhecia o gosto de cada um, ou seja, que tipo de filé cada um gostava. Gente do céu, fiquei perplexa! Muito genial dessa empresa fazer isso e também admitir funcionários com esse perfil! Isso sim é conhecer os gostos dos clientes.
Ouvi uma história esses dias falada pelo ilustríssimo Engenheiro e Fundador da Ponto de Referência, Edmour Saiani (@edsaiani), onde ele dizia que certo dia estava em um restaurante nos Estados Unidos, que tinha como especialidade o filé mignon, e os funcionários usavam uns botons, com os números 30, 20, 50, 100... enfim, vários números. Então, ele chegou em um deles, que tinha um botom de trinta e perguntou o que signifava aquilo, o funcionário falou que ele conhecia 30 clientes por nome e conhecia o gosto de cada um, ou seja, que tipo de filé cada um gostava. Gente do céu, fiquei perplexa! Muito genial dessa empresa fazer isso e também admitir funcionários com esse perfil! Isso sim é conhecer os gostos dos clientes.
Pra muitas pessoas o momento em que o cliente chega a loja até a aproximação de vendedor, é chamado de “abordagem”! Cá pra nós, quem aborda é navio, cliente gosta é de ser acolhido, o vendedor ACOLHE o cliente. Tem cliente que gosta de proximidade e tem cliente que gosta de distância, por isso, vamos tratar o cliente do jeito que ele gosta de ser tratado.
A dúvida de muitas pessoas é quanto tempo dura um investimento em cultura de atendimento, e a resposta é que a cultura de atendimento na sua empresa vai durar o tempo que você investir, se você começar ela começa a melhorar, e se você parar ela para de existir.
As vezes nos pegamos pensando: Nós trabalhamos tanto pra que? Bom, eu quero ter a realização do cliente me adorar, mas eu quero ter LUCRO, eu quero ter rentabilidade. A melhor maneira de você conseguir rentabilidade na sua empresa, é pensar que cada pessoa que trabalha nela tem que saber como pode cortar custo, e como pode aumentar as vendas. Se cada pessoa souber como postar lucro, a sua rentabilidade estará sendo pensada e sendo trabalhada todos os dias pelas pessoas que trabalham na sua empresa, e como consequência ele fará o possível para que o seu cliente saia satisfeito da sua empresa para que ele possa voltar mais vezes.
Os clientes hoje tem meios de conhecer a gente muito mais do que nós a ele antes de entrar na nossa loja: site, orkut, facebok, blog, twitter... tudo que a loja fala que faz ta lá explícito pra ele ver. Muita gente vende seus produtos pelas redes sociais e consquistam clientes pelas redes sociais. Por isso, usem esses meios! É de GRAÇA! Conquiste o seu cliente, não importa como e onde!
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