sexta-feira, 12 de agosto de 2011
A grande e tal falada Geração Y!
Foi-se o tempo em que empresários era só pessoas velhas a partir dos 30, 35 anos. Pelo simples fato de terem batalhado MUITO pra conseguirem estabelecer o seu negócio e manter! O fato é que hoje as coisas estão diferentes, jovens com 18, 19 anos, ja possuem seu próprio negócio, seja ele pequeno, médio ou grande, feito por eles ou de heranças de pais. E o que se esperar dessa geração? Conhecimento? Criatividade? diversão? Qual o segredo deles? Ou melhor: Nosso né? Afinal, só tenho 18 anos! ( Risos )
Sem dúvida há algo além do trabalho no espírito criativo, principalmente na geração Y, que pode, e deve, inclusive, se dar ao luxo de praticar aquilo que hoje se chama "ócio criativo", para que as idéias venham. Exemplo disso, é a Microsoft, que deixam os seus funcinários em tempo livre para estimular a terem ideias boas. Outras experiências em empresas de sucesso, como Google, Facebook e Linkedin fazem parte deste ideário de tempo livre versus criação.
Com base nisso, as áreas de Rh tem a missão de mesclar trabalho e tempo livre, pra muitos parece ser algo fácil, mas não é. Graças a essa geração Y, as empresas que ja apostaram e adotaram essas ideias ja obtiveram grandes lucros e frutos.
Lidar com esse público é ter a certeza de quebras de paradigmas. Por serem profissionais que não trabalham diretamente ligado aos recursos financeiros, e sim ao desafio de "eu quero, eu posso", eles acabam sendo a geração da Inovação, mas muitas vezes acabam não tendo tantos recursos para apostar nisso, e acabam recorrendo a geração anterior (X), por ja possuirem as raízes bem fixas e estabilidade tanto pessoal, como familiar.
Contar com profissionais da geração Y e administrá-los é um desafio para o gestor de RH. Na maioria das vezes, prescinde um desapego de métodos conservadores de motivação da equipe. Faz-se necessário métodos criativos e, muitas vezes, inéditos, para criar um senso de pertencimento aliado à resultados perenes.
Pra não perder o costume, #FicaAdica: Crie os desafios e terá grandes profissionais Y ao seu lado.
Espero que tenham gostado.
Crislany Karla
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário