segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A maior feira de negócios do Rio Grande do Norte.

No próximo dia 17 de agosto terá início a XXIV Feira Industrial e Comercial da Região Oeste – FICRO, que segue até o dia 20. O evento é considerado uma das maiores feiras no Estado do Rio Grande do Norte e já faz parte do calendário mossoroense. Para esta edição a FICRO trás novidades e boas expectativas de negócios. 

Na edição de 2010, a FICRO bateu recorde em público e em número de negócios gerados durante os quatro dias de exposições. No ano passado cerca de 131 mil pessoas visitaram os 320 estandes e a feira movimentou 22 milhões de reais. A expectativa dos organizadores para edição 2011 é de que a FICRO supere os números do ano passado com crescimento de 10% a 15% no volume de negócios. 

Os quatro dias de evento prometem bons negócios para os expositores e clientes, e ainda uma ótima programação para o público em geral. Além das oportunidades de negócios, o público poderá contar também com uma programação cultural diversificada, com música ao vivo, desfile de moda e os deliciosos pratos dos melhores restaurantes de Mossoró na Praça de Alimentação do evento. 

A FICRO será realizada no Centro de Exposição e Eventos Enéias Negreiros – Expocenter, em Mossoró. A programação da feira começa às 18h e segue até às 24h.

Deixando claro aqui pra vocês que estarei fazendo cobertura da Ficro e mostrando pra vocês! Empresas  que se destacaram e investiram todo o seu potencial na maior feira de negócios do Rio Grande do Norte! Aguardem...




 




domingo, 14 de agosto de 2011

Conheça o seu cliente!

É interessante e ao mesmo tempo intrigante. Muitos empresários quando estão fazendo o planejamento para abrir um negócio pensam no melhor lugar, em um bom produto e uma tecnologia boa para facilitar o desenvolver da produção, investe no negócio, investe em tudo, mas esquece de investir em algo que vai entregar a promessa da marca, que é gente MUITO boa trabalhando com ele. Se você soltar o "carangueijo" que tem no seu bolso pra esse tema que é gente e pagar dignamente, no lugar de só dois funcionários muito bons, você terá 10! E o resultado se decuplica em relação ao que você investiu!


Ouvi uma história esses dias falada pelo ilustríssimo Engenheiro e Fundador da Ponto de Referência, Edmour Saiani (@edsaiani), onde ele dizia que certo dia estava em um restaurante nos Estados Unidos, que tinha como especialidade o filé mignon, e os funcionários usavam uns botons, com os números 30, 20, 50, 100... enfim, vários números. Então, ele chegou em um deles, que tinha um botom de trinta e perguntou o que signifava aquilo, o funcionário falou que ele conhecia 30 clientes por nome e conhecia o gosto de cada um, ou seja, que tipo de filé cada um gostava. Gente do céu, fiquei perplexa! Muito genial dessa empresa fazer isso e também admitir funcionários com esse perfil! Isso sim é conhecer os gostos dos clientes. 


Pra muitas pessoas o momento em que o cliente chega a loja até a aproximação de vendedor, é chamado de “abordagem”! Cá pra nós, quem aborda é navio, cliente gosta é de ser acolhido, o vendedor ACOLHE o cliente. Tem cliente que gosta de proximidade e tem cliente que gosta de distância,  por isso, vamos tratar o cliente do jeito que ele gosta de ser tratado.

 A dúvida de muitas pessoas é quanto tempo dura um investimento em  cultura de atendimento, e a resposta é que a cultura de atendimento na sua empresa vai durar o tempo que você investir, se você começar ela começa a melhorar, e se você parar ela para de existir.




As vezes nos pegamos pensando: Nós trabalhamos tanto pra que? Bom, eu quero ter a realização do cliente me adorar, mas eu quero ter LUCRO, eu quero ter rentabilidade. A melhor maneira de você conseguir rentabilidade na sua empresa, é pensar que cada pessoa que trabalha nela tem que saber como pode cortar custo, e como pode aumentar as vendas. Se cada pessoa souber como postar lucro, a sua rentabilidade estará sendo pensada e sendo trabalhada todos os dias pelas pessoas que trabalham na sua empresa, e como consequência ele fará o possível para que o seu cliente saia satisfeito da sua empresa para que ele possa voltar mais vezes.


Os clientes hoje tem meios de conhecer a gente muito mais do que nós a ele antes de entrar na nossa loja: site, orkut, facebok, blog, twitter... tudo que a loja fala que faz ta lá explícito pra ele ver. Muita gente vende seus produtos pelas redes sociais e consquistam clientes pelas redes sociais. Por isso, usem esses meios! É de GRAÇA! Conquiste o seu cliente, não importa como e onde!



sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A grande e tal falada Geração Y!


Foi-se o tempo em que empresários era só pessoas velhas a partir dos 30, 35 anos. Pelo simples fato de terem batalhado MUITO pra conseguirem estabelecer o seu negócio e manter! O fato é que hoje as coisas estão diferentes, jovens com 18, 19 anos, ja possuem seu próprio negócio, seja ele pequeno, médio ou grande, feito por eles ou de heranças de pais. E o que se esperar dessa geração? Conhecimento? Criatividade? diversão? Qual o segredo deles? Ou melhor: Nosso né? Afinal, só tenho 18 anos! ( Risos )



Sem dúvida há algo além do trabalho no espírito criativo, principalmente na geração Y, que pode, e deve, inclusive, se dar ao luxo de praticar aquilo que hoje se chama "ócio criativo", para que as idéias venham. Exemplo disso, é a Microsoft, que deixam os seus funcinários em tempo livre para estimular a terem ideias boas. Outras experiências em empresas de sucesso, como Google, Facebook e Linkedin fazem parte deste ideário de tempo livre versus criação.

Com base nisso, as áreas de Rh tem a missão de mesclar trabalho e tempo livre, pra muitos parece ser algo fácil, mas não é. Graças a essa geração Y, as empresas que ja apostaram e adotaram essas ideias ja obtiveram grandes lucros e frutos.

Lidar com esse público é ter a certeza de quebras de paradigmas. Por serem profissionais que não trabalham diretamente ligado aos recursos financeiros, e sim ao desafio de "eu quero, eu posso", eles acabam sendo a geração da Inovação, mas muitas vezes acabam não tendo tantos recursos para apostar nisso, e acabam recorrendo a geração anterior (X), por ja possuirem as raízes bem fixas e estabilidade tanto pessoal, como familiar.

Contar com profissionais da geração Y e administrá-los é um desafio para o gestor de RH. Na maioria das vezes, prescinde um desapego de métodos conservadores de motivação da equipe. Faz-se necessário métodos criativos e, muitas vezes, inéditos, para criar um senso de pertencimento aliado à resultados perenes.

Pra não perder o costume,  #FicaAdica: Crie os desafios e terá grandes profissionais Y ao seu lado.

Espero que tenham gostado.



Crislany Karla

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A turminha que contagiou o mundo inteiro!




O pai da Mônica da Magali afirma, sem dúvidas, que vive o melhor momento financeiro da história da turminha. Depois de muito trabalho e labuta, Maurício de Sousa, diz em entrevista feita pela EXAME.COM que diversas pessoas do mundo ja chegaram interessadas em investir na turminha. Árabes ja chegaram a propor 1,8 bilhão de reais, mas não era o momento. Hoje, Maurício afirma que ja podem conversar sobre a proposta.
Segue abaixo a entrevista realizada pela equipe Exame.com:

EXAME.com – O que a China representa para os negócios da Maurício de Sousa Produções?
 Maurício de Sousa – Nosso negócio com a China está apenas começando. O país é enorme e temos muito que crescer lá. Deu certo, porque fomos procurados por eles para ajudar na alfabetização das crianças chinesas e, depois que entramos nas escolas, fomos procurados também para desenvolver livros, material para TV e tiras de jornais. Os chineses  fizeram a análise do nosso trabalho que eu gostaria que fosse feita no Brasil: a de nossa proposta com a turma da Mônica tem relação com ética, coleguismo e solidariedade. 

EXAME.com – Podemos dizer que é o maior negócio de vocês?
Maurício de Sousa – É o maior negócio, pois estamos diretamente ligados à educação de mais de 180 milhões de pessoas, mas fora do país, não é o negócio mais rentável. Fazemos material de TV para a Itália, este seria nosso maior retorno no mercado externo. 

EXAME.com – Qual a posição da companhia no mercado externo?
Maurício de Sousa – As histórias da Turma da Mônica são traduzidas para 32 idiomas, mas devemos estar presente em cerca de 50 países. Claro que não temos todos os nossos trabalhos em todos eles. Falta, no entanto, incentivo no Brasil para  que a gente consiga levar nossos produtos licenciados. Estou brigando para que haja mais incentivos do governo, pois quando eu estiver em 100 países, quero vender nossa marca a preço de produto chinês. 

EXAME.com – O que significou o fechamento do Parque da Mônica? Qual foi o impacto nos negócios?
Maurício de Sousa – Para os nossos negócios não significou  muita coisa; mas foi uma perda para o público que frequentava o local. Mas como foi uma decisão do shopping no qual o parque estava instalado, não tivemos muita escolha. 

EXAME.com – Administrar parque de diversão não está mais nos planos da companhia. No entanto, há dois projetos em andamento.
Maurício de Sousa – Vamos construir dois parques, um ao ar livre, que será o Parque do Cebolinha, mas ainda não temos o local definido. Posso apenas adiantar que será na Zona Oeste de São Paulo. O outro será o Parque da Mônica, que deve ficar pronto até 2015 e será instalado dentro do shopping Nova 25 que está sendo construído na Marginal Pinheiros. 

EXAME.com – Vocês estão atrás de sócios? Já têm alguém em vista?
Maurício de Sousa – Estamos em busca de parceiros estratégicos que tenham conhecimento no assunto. Já tenho os nomes em vista e o que posso adiantar é que são brasileiros, não serão sócios estrangeiros. Nosso negócio não é administrar parque de diversões. 

EXAME.com – O que os licenciamentos representam para os negócios da Maurício de Sousa Produções?
Maurício de Sousa – Temos hoje entre 2.000 e 2.500 licenciamentos permanentes, em mais de 100 companhias. Eles representam cerca de 70% do nosso negócio e sempre soubemos que seria assim.  

EXAME.com – É possível mensurar o faturamento de todos os negócios da Turma da Mônica?
Maurício de Sousa – Faturamento?! Nem eu sei, porque os números chegam para mim sempre fatiados. O que posso dizer é que nosso departamento financeiro vem fazendo um ótimo trabalho, pois estamos indo muito bem. Quando os gerentes de bancos vêm procurar a gente, digo que não preciso de nenhum reforço. 

EXAME.com – Já pensou em IPO?
Maurício de Sousa – Sim. Já pensamos e já fomos procurados, mas não era o momento. Estávamos fragilizados, na época. Hoje temos mais estrutura para pensar nisso. Há muita gente querendo investir na gente. Nossa última proposta foi de um grupo árabe que queria investir 1,8 bilhão de reais. Não é nenhuma urgência, pois nossa meta é crescer organicamente. Investimentos muito agressivos podem atrapalhar a essência dos nossos negócios. 

EXAME.com – Como definir o momento atual da companhia?
Maurício de Sousa – Estamos em nosso melhor momento, tanto financeiro quanto em desenvolvimento de projetos. Nossa meta agora é tornar os outros personagens da Turma da Mônica, como a Mônica. Ela é muito hegemônica e queremos que os demais personagens briguem com ela de igual para igual. 

EXAME.com – Há alguma filosofia da Maurício de Sousa Produções?
Maurício de Sousa – Certa vez, um grande diretor da Disney perguntou quais eram os mandamentos da nossa companhia. Disse a ele que não temos os 10 mandamentos, como a Bíblia, mas temos apenas um único preceito: sempre, antes de desenvolver um produto, perguntamos se daríamos aquilo para nossos filhos. Se houver dúvida, nem levamos o projeto adiante. Tem dado muito certo. 

EXAME.com – Por que a Turma da Mônica não sai de moda?
Maurício de Sousa – Muitos empresários costumam dizer que a Mônica é coisa do passado, mas não é.osso mat Ela sempre está em alta. Nerial é clássico como os personagens da Disney. Além disso, temos a capacidade de sempre nos renovar. Está aí a Turma da Mônica Jovem que confirma isso. 

  
 Pois é gente, depois de ler essa entrevista magnífica, podemos perceber alguns pontos bastante positivos, que podemos e devemos aplicar aos nossos negócios, são eles: Renovação, seriedade, cumplicidade, foco, crescimento orgânico da organização como um todo, trabalho em equipe, plano de negócio eficiente, objetivos fortes e diversidade. 

Por hoje é só, #ficaadica pra todos vocês! Espero que tenham gostando!

Crislany Karla.




quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Organograma!!

O Organograma, como o próprio nome diz, é a forma organizada de mostrar os cargos com seus respectivos níveis de poder. Tal qual, sempre os cargos de maior poder relativo dentro da empresa, estão ao topo, e, assim sucessivamente até o último e menor nivel hierárquico. Hoje mesmo, eu e minha amiga @Laysianne fizemos um, para minha empresa que não tinha. Não existe mistério, e o legal é brincar sacas? Por isso, procurem colocar fotos, brincas com as fotos, deixar colorido, ou até mesmo no padrão da empresa. Isso vai fazer com que os seus funcionários também se divirtam.
 Vejam esses tipos de organogramas que encontrei, bem divertidos:




Tem também aquele tradiconal, que é simples e prático de fazer:


É isso gente! Fica a critério de vocês e da empresa!
Espero que gostem, e façam um organograma para sua empresa, ele é essencial e evita problemas futuros entre as equipes!




quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Brinde!

Booa noite!!!

Galerinha, quero pedir desculpas a vocês pela demora dos postes. Estava de férias! Afinal, eu preciso né? trabalhar, estudar e escrever para o blog num é pra qualquer um não, rsrsrs... Bom, estou aqui hoje pra lembrar a vocês, que foram os 50 primeiros seguidores do blog, que vocês ganharam um brinde personalizado do blog, a coisa mais fofa!! Mas lembrem que não para por ai não, quando atingirmos nossa próxima meta que é 100 seguidores, estaremos sorteando outro brinde, claro, melhor do que este.. por isso, aproveita!!! Convidem os amigos para seguirem, pois mais rápido você concorrerá ao próximo prêmio! Vejam só que coisa mimosa que ficou a canetinha:



A qualidade não ficou aquelas coisas todas, mas foi porque foi tirada da web do computador! Espero que gostem. Para ver em tamanho maior, clique na imagem.


A partir de hoje estaremos atualizando o blog com fatos quentíssimos no mundo dos Business!!

Aproveitem... té mais!!!



Crislany Karla

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Aviso!

Galerinha...

Passando aqui hoje pra avisar que estarei viajando esses dias... mas irei fazer de tudo pra ficar postando aqui. Se eu demorar a postar, vocês ja sabem o que é! Ah, e com relação aos brindes dos 50 seguidores, aqueles seguidores que não residem em Mossoró(RN) e que ainda não mandou os dados, peço que mandem pra o meu email (crislanykarla_13@hotmail.com) para entrega ser feita e assim que eu chegar estarei enviando para vocês!


Tenham uma ótima semana!

Crislany Karla

quarta-feira, 29 de junho de 2011

10 Mentiras que você pode ouvir antes de abrir o seu negócio!

Este post é para aquelas pessoas estão PENSANDO em abrir um negócio, e ja esta querendo mecher os primeiros pauzinhos. Saiba que muitas pessoas, inlusive os familiares, irão chegar em você e dizer várias coisas que poderão ou não te ajudar. Não é por má vontade, mas por falta de conhecimentos, por isso, o Blog Eu Administro, resolveu te mostrar 10 mentiras na qual você jamais deve cair.


1º Mito: Algum dia você pode ir atrás do seu sonho, mas agora é hora de ficar com o pé no chão e ser responsável.

2º Mito: Você está perdido se isso der errado.

3º Mito: É mais seguro ficar no seu emprego.

4º Mito: Somente pouquíssimas pessoas conseguem.

5º Mito: Isso é impossível!

6º Mito: Você pode falhar. E falhar é horrível.

7º Mito: Você não tem acesso aos recursos certos.

8º Mito: Você precisa de mais dinheiro antes de começar.

9º Mito: Você não precisa de nenhuma ajuda. É melhor fazer tudo sozinho.

10º Mito: Isso parece dar muito trabalho.


Lembrem-se: " Seu tempo é limitado. Por isso, não desperdice-o vivendo a vida de outras pessoas. " ( Steve Jobs )

Tenham uma excelente semana!!!
Boa Sorte!!


Crislany Karla.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Dicas de ouro que todo Administrador deve saber.


Imagina só, um administrador não saber administrar o seu próprio dinheiro? Estranho né? Se não consegue administrar o seu próprio dinheiro, quem dirá o das empresas. Essas regrinhas são ouro, por isso, fiquem atentos e procurem executá-las.



1ª Guarde 10% do que conseguir ganhar para investir;
2ª Todo rendimento de seus investimentos devem ser reinvestidos;
3ª Nunca gaste mais do que ganha, NUNCA;
4ª Fuja dos financiamentos com parcelas pequenas e juros altos;
5ª Se ganhar algum dinheiro na loteria, guarde uma parte na poupança, como reserva e invista o restante em títulos públicos, fundos de investimentos ou ações;
6ª Não compre casa na praia, nem carro de luxo, só trazem despesa e tiram dinheiro do seu bolso tão rápido quanto um piscar de olhos;
7ª Não empreste dinheiro para parentes e amigos, a menos que não se importe em não receber de volta. (É claro que depende da situação e do amigo).



Sigam essas regrinhas básicas e garanto que seu dinheiro irá render muito mais! Boa Sorte!




Crislany Karla,

AVISO: Brindes!

Como foi passado para vocês, ao atingir 50 seguidores o blog estaria sorteando brindes! Sendo que dessa vez, primeira vez e última, eu não irei sortear... mas distribuir as canetas para os primeiros 50 seguidores do blog. Lembrando que é só dessa vez!! Para as próximas metas atingidas será realizado o sorteio, normalmente. 
ENTÃO, para vocês que não residem na cidade Mossoró, peço que envie para este e-mail: crislanykarla_13@hotmail.com ; os seus dados ( Nome completo, Rua, número, bairro, telefone para contato, cidade e estado)  para ser efetuada a entrega. Qualquer dúvida, também será realizado através deste email.


Atenciosamente,
Crislany Karla.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

A pedidos: Interpessoalidade, como ser aplicada com sucesso nas organizações.

Boa Noite,

Primeiramente, quero agradecer pela dica da nossa amiga, professora universitária, Patrícia Cappi, pela dica do Post.




Quem atua na área de Administração e Negócios muito provável que já tenha ouvido falar sobre Relacionamento Interpessoal nas organizações. É justamente sobre esse assunto que vou falar hoje. Mas vocês devem se perguntar: afinal, o que é esse relacionamento Interpessoal?

Bom, Relacionamento Interpessoal nada mais é que a maneira como você se relaciona com as pessoas à sua volta. Dentro de uma organização, tanto o patrão quanto os seus colaboradores precisam ser tratados e tratar seu companheiro do jeito certo. Infelizmente não escolhemos com quem vamos passar a maior parte do  dia no trabalho, pois quem faz esse papel é a empresa. Fiquem certo de que, a organização não irá escolher o mais simpático, a mais bela ou o mais belo, mas sim, aquele que é mais competente intelectualmente, dependendo claro, da sua função dentro da empresa.
 
Existem 3 coisas que quebram a confiança entre colegas:


1ª  Falha da empresa - A Falta de um sistema de comunicação eficiente: Todos nós administradores, somos cientes de que se uma organização não tiver uma boa comunicação, certamente virará um caos, ocorrendo assim boatos e intrigas. Faz-se necessários 10 pontos práticos que fazem toda diferença na hora da comunicação com o próximo, são eles: Saiba ouvir; saiba ouvir críticas; conheça a cultura do lugar; saiba expor o que deseja; seja breve e objetivo; evite excessos (palavras e mensagens); mantenha padrões; faça associações; seja coerente e por fim, acompanhe as mudanças. Cada um de nós deve refletir sobre essas abordagens e devemos tentar perceber como comunicamos. E lembrem-se: "Idéias boas devem ser sempre comunicadas, mas se forem mal informadas ou compreendidas, podem ser transformar em idéias ruins".

2ª Colegas Carreiristas: Esses colegas são aqueles que costumam puxar o tapete do outro; não que a gente vá passar o dia todo no trabalho desconfiando de tudo e de todos,( calma!, isso já seria uma paranóia) mas basta fazer uma coisa: evitar fofocas.

3ªInveja - ( O olho gordo profissional ) : Esse problema, eu encontro, praticamente, em todos os lugares. Se você tem um colega invejoso, relaxe! Ignore! Ele não tem raiva de você... Ele tem raiva dele mesmo, porque não consegue ser igual a você. 

Quando o colega é chato, de vez em quando enfrentamos. Mas quando o chefe é chato? Saiba que, ser chefe é ser um alvo. É muito mais fácil a gente colocar a culpa em um chefe. Quem nunca disse: “Meu chefe não gosta de mim” ou “ Meu chefe não reconhece o meu trabalho"? Quem nunca disse, um dia dirá.  Independente do que nós achamos do nosso chefe, o primeiro passo para uma carreira bem sucedida, é se dar bem com o chefe. Existem 4 regrinhas básicas, que ninguém deve esquecer: a primeira é nunca criticar o chefe, seja dentro ou não da empresa; a segunda é nunca tentar brigar mais do que o chefe; a terceira é nunca o contrarie; e a última é: nunca confundir capacidade com falsidade, traduzindo, não seja um puxa-saco.

É muito importante que as empresas invistam em profissionais que sabem explicar o que é relacionamento interpessoal e como esse conhecimento pode auxiliar na carreira dos colaboradores. Estimulando as Relações Interpessoais todos saem ganhando, a empresa em forma de produtividade e os colaboradores em forma de autoconhecimento o que agrega valor em sua carreira e em sua relação com a família e a sociedade.

Para manter um clima agradável e sem manifestação de atritos, é necessário que as pessoas deixem de agir de forma individualizada e passem a interagir como uma equipe, promovendo relações amigáveis e fazendo com que cada um procure cooperar com o outro, mas, para isso, é preciso que cada um faça a sua parte, pois se todos não estiverem dispostos a contribuir, não iremos chegar a lugar algum. Pense nisso!


Por hoje é só... Tenham todos um excelente dia e aproveitem as dicas acima!


Crislany Karla.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

“O homem só é grande quando age por paixão.” ( Benjamin Disraeli )

Tarde boa de feriado!

Em pleno feriado, estou eu aqui, escrevendo para vocês. Só mesmo uma paixão por Administração pra me fazer isso, (risos). E é justamente nesse ponto que irei falar hoje: A sua paixão! Você ja sabe qual é a sua? Saiba que um empresário quando descobre a sua verdadeira paixão, ele acaba possuindo um grande diferencial competitivo no mercado. Pena que algumas pessoas até hoje não descobriram ao certo o que se fazer de verdade. Por isso, vou passar uns exercícios bem interessantes , onde irá ajudar vocês a conhecerem uma maneira de descobrir qual é a sua verdadeira paixão.

Exercício 1: Faça uma regressão mental à infância. O que você amava fazer?




Quando eu era criança, gostava muito de brincar de lojinha (bons tempos ) com minhas primas, onde elas compravam e eu vendia, ou eu comprava e elas vendiam e ainda adorava fazer aquelas anotações das continhas, mecher em calculadoras, enfim, tudo isso me ajudou a decidir a profissão que eu vou querer para o meu futuro. Segundo especialistas, grande parte dos profissionais hoje, atuam em áreas que se identificaram enquanto crianças. Por isso, pense em tudo (máximo que você conseguir) que você gostava de fazer enquanto criança, seja uma brincadeira ou até mesmo uma comida, e reflita se você gostaria de fazer isso hoje e através disso você irá descobrir algumas coisas que você gosta de fazer, mas não lembrava mais.

Exercício 2: Faça uma lista de pessoas que estão onde você quer chegar





Há uns dias atrás estava assistindo uma palestra com o reitor do campus da Unp de Mossoró(Rn), e entre as coisas que ele relatou, teve uma algo que guardo comigo até hoje, ele disse o seguinte:" Digam para sim mesmo aonde querem chegar e busque-o, dedique-se e comprometa-se! " Façam isso e mais uma coisa: Procure pessoas que tenham sido ou sejam bem sucedidas nas áreas de seu interesse. Pesquise, estude e descubram como conseguiram obter sucesso e por fim, façam planos para seguir esses passos.


Exercício 3: Comece a fazer o que você ama, mesmo sem um plano de negócios
A maior parte dos empreendedores espera até que tenha um detalhado plano de negócios para concretizar uma ideia. Faça o que você gosta – mesmo que você ainda não tenha descoberto como lucrar com isso. É como um teste de como seria trabalhar na área pela qual você tem paixão. Crie relacionamentos e peça orientação que possam auxiliar na elaboração do seu plano de negócios.


Exercício 4: Dê um tempo no pensamento de empresário


Chegar a dizer isso para alguns empresários parece desafiador, mas o fato é que todos nós precisamos de um tempo. Tempo para pensar, brincar, cantar,pintar, sorrir, divertir, dançar! Descubra outras formas de pensamento, abram-se a novos conhecimentos. Depois de umas “férias mentais”, escreva em um diário qualquer ideia de negócio que possa surgir.




Por enquanto é só! Espero que tenham gostado das dicas de hoje! E lembrem-se sempre: O homem só é grande quando age por paixão. Até mais!






Crislany Karla,

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Saiba como preparar um BOM currículo!



Boa tarde!

O assunto do dia, muito que interessa as pessoas. Como fazer um bom currículo? Você sabe?. Durante um mês eu recebo vários currículos de pessoas interessadas em trabalho, mas são poucos os que são feitos de forma correta. Fazer um currículo não se resume a sentar diante do computador e escrever tudo o que fez. Ele tem que ser atraente o suficiente para o empregador ter vontade de ler até o final. Por isso, segue abaixo passo a passo de como deve-se fazer um bom currículo.

1. Todo currículo deve começar com os dados pessoais, fato! Vejam:

- Nome completo do profissional - preferencialmente no alto da página;
-
Endereço residencial completo - não esquecer de números como CEP; 
- Data de Nascimento
- Estado Civil
- Naturalidade
-
Telefone com DDD. Caso não tenha telefone coloque o número para recados e o nome da pessoa.
- Celular
- Email
-
Hora do dia em que pode ser contatado.

2. Logo abaixo dos dados pessoais, vem o objetivo. Se a pessoa estiver procurando o primeiro emprego, deve explicar neste espaço por que escolheu essa profissão.

- Escreva o cargo que pretende ocupar ou a área de atuação.
-
Defina clara e resumidamente seu objetivo profissional (não ultrapasse uma linha). Lembre-se que todas as informações do seu currículo devem estar alinhadas com o objetivo profissional. Coloque o objetivo profissional e não objetivos pessoais. Os itens de seu currículo que não estão alinhados com o objetivo devem ser menos enfatizados ou não incluídos.
Exemplos:
- Auxiliar de escritório, representante de vendas, secretária executiva etc. Cuidado: Não mencione que trabalhou em vendas durante um período se seu objetivo é ser supervisor de departamento de pessoal.

3. Escolaridade ou Formação Acadêmica 

- Nível de escolaridade que possui; nome do curso, data em que o terminou; escola ou universidade que freqüentou; média obtida (se esta for favorável). 

4. Cursos de aperfeiçoamento

- Os cursos de aperfeiçoamento, seminários, palestras, seminários, pós-graduação, especiais e técnicos devem ser relacionados colocando o mais recente primeiramente.
- Não relacione cursos em excesso ou fora do objetivo profissional.
- Não relacione cursos cuja tecnologia caiu em desuso.
- Relacione palestras e seminários relevantes.
- Não relate todo seu histórico escolar. Coloque o último curso que concluiu. Ex.: se possui curso superior não é necessário relatar em que escola cursou o 2º grau etc.

5. Próximo passo é colocar as suas experiências de trabalho, não de qualquer jeito, mas seguindo essas regras:

-
Inicie pelos cargos mais recentes.
- Coloque somente os três últimos empregos ou os mais importantes para a vaga em aberto ou em relação ao seu objetivo profissional. Indique Ano de entrada e saída, nome da empresa, o cargo ocupado
. - Para cada cargo faça uma breve descrição das atividades e realizações, grau de responsabilidade e resultados obtidos. Não se limite a dizer qual era o seu cargo e sim contar o que fez na prática pois isso é o que vai fazer a diferença. Este erro grande parte das pessoas comete.
- Use verbos de ação: realizei, implantei, organizei etc. Destaque suas realizações que resultaram em benefício para a empresa. Exemplo: redução de custos, redução de despesas administrativas, melhor relacionamento com o mercado.
- Aqueles que nunca tiveram emprego devem indicar: experiências de trabalho, remuneradas ou não, que tenham desenvolvido em tempo parcial ou sem vínculo empregatício. Indique estágios realizados (quando, onde e a função desempenhada) .
- Não explique porque saiu dos empregos anteriores ou porque deseja sair do atual.
- Não informe pretensão salarial ou último salário. Exceto se for solicitado pela empresa.
- Identifique os diferenciais (incluindo bolsas de estudo, pesquisas, projetos de iniciação científica etc. - Não coloque atividades que não estejam coerentes com seu objetivo. Exemplo: Você é candidato a uma vaga de Analista de Planejamento de Manufatura porém trabalhou em vendas durante um período.

- Se foi promovido várias vezes enfatize estes fatos.
Exemplos:Gerente Comercial da Divisão Metais.

6. Fala algum outro idioma? Escreva!


-
Ao mencionar conhecimentos de línguas indique o nível que domina: fluente, regular, básico, falar e/ou escrever.
Exemplo:
Inglês - fluente - falar e escrever
Inglês - básico - ler.
Espanhol - regular - ler e falar

7. Informática

- Informe nível de conhecimento - noções ou domínio em programação, ambientes, etc.
-
Se souber usar a Internet coloque.





Crislany Karla.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

De empreendedor para empreendedores!

Dicas valiosas... acompanhe o que o empresário brasileiro, Abílio Diniz, dono do grupo Pão de Açúcar, fala sobre empreendedorismo, liderança, gestão, negócios em família e até espiritualidade. Neste episódio, o empresário fala sobre as dificuldades da vida de empreendedor. Para lembrar que a vida é dura, mas é importante persistir.


Assistam e garanto que não vão se arrepender!!!


Crislany Karla

domingo, 19 de junho de 2011

Maioria dos jovens brasileiros sonham em ter o seu próprio negócio!



Hoje a tarde estava lendo uma pesquisa  que foi feita  com os jovens entre 18 e 24 anos, onde a mesma tinha como objetivo de identificar os elementos em comum dos sonhos individuais e coletivos desse público e delinear os impactos e as perspectivas de suas ações. O resultado foi que 15% mencionaram a casa própria como sonho, 9% o dinheiro e outros 3% carro, moto e eletrodomésticos, 55% desses jovens entrevistados responderam que seus sonhos individuais estão mais ligados à carreira.

E sabe qual é a carreira que a maioria desses jovens desejam ter? A de empreendedor, administrador e montar o próprio negócio. Isso mesmo. Embora todos os desafios que a própria carreira exija, pra quem gosta, é bastante prazerosa.
Em seguida, vieram as profissões de médico, engenheiro e advogado, com 2% das respostas cada. Já os sonhos de ser professor, psicólogo, músico, de seguir a carreira militar, passar em concurso público, ser veterinário e jogador de futebol tiveram 1% das respostas cada uma. As outras profissões totalizaram 7%.

Uma coisa que sempre tive e ainda tenho em mente, é ter o meu próprio negócio, como os pais hoje, mas não trabalhar tanto e a pesquisa relatava isto. Os jovens não querem mais viver para trabalhar, como seus pais, e sim, trabalhar para viver. E como o trabalho precisa responder a uma vontade de realização pessoal, não apenas uma fonte de renda, esses jovens entram em conflito com seus pais. Isso é fato.

Assim, embora estabilidade, carreira e dinheiro tenham sua importância, dividem espaço com outras motivações. Muitos deles, por exemplo, preferem ganhar um pouco menos e ter mais qualidade de vida.

Outro ponto bastante interessante que foi relatado pela pesquisa sobre os sonhos para o Brasil, as respostas que os jovens deram foi que:
- 31% estão relacionadas a sonhos de reparação: sendo que 18% sonham com menos violência e 13% com menos corrupção;
- 28% estão ligadas a sonhos de realização: sendo que 10% desejam mais empregos para o País, outros 10%, mais igualdade racial, e 8%, mais educação.

A maioria de nós sonhamos com algo melhor para o Brasil, agora cabe a cada um de nós, cooperar para que isso aconteça. Por hoje é só, espero que tenham gostado!


Crislany Karla

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Dez dicas para melhorar as finanças da sua empresa!



Boa Noite,
Como vocês ja perceberam, dicas aqui para Administradores é o que não falta, (risos)! Hoje, vou falar sobre o que muito me interessa: FINANÇAS,$$$! Todos sabemos que este assunto é um dos aspectos mais importantes em uma organização e que precisa-se de toda atenção. O problema é quando tem defeitos, mas as pessoas não coseguem identificá-los, pois na maioria das vezes não dão a devida atenção. Problemas com relação ao fluxo de caixa é mais comum em pequenas empresas, isso é um erro que os consultores em finanças já vem encarando por muito tempo, por isso vamos as dicas de hoje:

1. Quais são os seus bens?
Muitos empresário tem aquela mania feia de sair comprando tudo que vem pela frente para o seu negócio e no final não sabem nem o que gastou, por isso, saibam tudo que é de bens, o que vocês investiram, desde a base do prédio até os computadores, tudo mesmo, pra não ocorrer de os equipamentos valerem mais do que a própria empresa e claro, sempre acompanhando as valorizações e desvalorizações destes objetos.


2. Quais são os seus bens?

Não vamos começar como um cego em tiroteio, sem saber pra onde ta indo e o que ta acontecendo. Tenha SEMPRE mente tudo que é seu, seja impostos, empréstimos, pagamos de água, luz, telefone, enfim, sempre tomando cuidado e acompanhando sempre. 

3. Quanto custa para produzir o que você vende?

Será que vocês estão vendendo o produto de vocês pelo preço adequado? Aquele produto que compramos e revendemos é muito fácil fazer o cálculo. Mas e aqueles produtos que nós fabricamos? Estamos vendendo pelo preço certo? Por isso, some todos os fatores de gastos na fabricação, pra saber o real valor a ser vendido.

4. Quanto custa para vender o que você vende?

Esse fator é tão útil quanto a pergunta anterior. É necessário saber quanto você gasta em propaganda, mão-de-obra, armazenamento e despesas gerais. Coloque tudo isso na ponta do lápis!

5. Qual é a sua margem de lucro?

Eu conheço muita gente que é empreendedor, mas por não ter as competências e habilidades adequadas acabam se perdendo nessa questão e até hoje não sabem qual é o seu lucro real. Por isso, calcule as vendas totais e divida pelo lucro. A sua margem de lucro precisa estar sempre estável, no mesmo patamar, ou superior. Se ela diminuir, é bom você pensar em reajustar os preços ou custos.

6. Qual é o índice de dívidas?

Esse índice é responsável pelo balanço do quanto a sua empresa ‘pertence’ a outras pessoas. Se esse índice sobe, pode ser um mau sinal. Pode ser que sua empresa esteja crescendo, mas pode indicar também um descontrole.
7. Qual é o valor das suas contas a receber?

Calcule tudo que você tem a receber. Se por acaso este índice estiver em alta, sinal que os seus clientes não estão pagando a contas, por isso, prestem bem atenção neste ponto.

8. Quanto tempo leva para você cobrar as contas a receber? 

Essa informação é a mais perturbadora para empreendedores. Para calcular, saiba quantas vendas são feitas por dia, em média, e divida pelo número de contas a receber. 

9. Quais são as contas a pagar?

O aumento nas contas a pagar significa uma demora maior para pagar as contas ou uma quantidade maior de compras. Um aumento não planejado pode ser um alerta de que a força financeira da sua empresa não está bem.

10. O que está acontecendo com seu estoque?

   Antes eu não dava tanta atenção a este setor, achava que poderia ser levado de uma certa forma, sem muita prioridade, mas depois que tive aulas sobre isso, descobri que não é bem assim. As compras devem ser muito bem planejadas, porque caso contrário o capital investido podem afetar as previsões de lucro. Existem momentos em que ter um grande estoque é bom. Se o preço dos itens que você vende ou usa na produção estiverem baixos, faz sentindo investir no estoque. Mas se o seu estoque está parado, isso significa que você gastou um dinheiro que poderia servir para outra coisa, como pagar uma dívida.

Espero que tenham gostado... Continuem acompanhando o blog, porque ainda vem muita novidade por aí e guardem estas dicas, elas pesam muito na hora da administração financeira da organização.


Crislany Karla.