domingo, 19 de junho de 2011

Maioria dos jovens brasileiros sonham em ter o seu próprio negócio!



Hoje a tarde estava lendo uma pesquisa  que foi feita  com os jovens entre 18 e 24 anos, onde a mesma tinha como objetivo de identificar os elementos em comum dos sonhos individuais e coletivos desse público e delinear os impactos e as perspectivas de suas ações. O resultado foi que 15% mencionaram a casa própria como sonho, 9% o dinheiro e outros 3% carro, moto e eletrodomésticos, 55% desses jovens entrevistados responderam que seus sonhos individuais estão mais ligados à carreira.

E sabe qual é a carreira que a maioria desses jovens desejam ter? A de empreendedor, administrador e montar o próprio negócio. Isso mesmo. Embora todos os desafios que a própria carreira exija, pra quem gosta, é bastante prazerosa.
Em seguida, vieram as profissões de médico, engenheiro e advogado, com 2% das respostas cada. Já os sonhos de ser professor, psicólogo, músico, de seguir a carreira militar, passar em concurso público, ser veterinário e jogador de futebol tiveram 1% das respostas cada uma. As outras profissões totalizaram 7%.

Uma coisa que sempre tive e ainda tenho em mente, é ter o meu próprio negócio, como os pais hoje, mas não trabalhar tanto e a pesquisa relatava isto. Os jovens não querem mais viver para trabalhar, como seus pais, e sim, trabalhar para viver. E como o trabalho precisa responder a uma vontade de realização pessoal, não apenas uma fonte de renda, esses jovens entram em conflito com seus pais. Isso é fato.

Assim, embora estabilidade, carreira e dinheiro tenham sua importância, dividem espaço com outras motivações. Muitos deles, por exemplo, preferem ganhar um pouco menos e ter mais qualidade de vida.

Outro ponto bastante interessante que foi relatado pela pesquisa sobre os sonhos para o Brasil, as respostas que os jovens deram foi que:
- 31% estão relacionadas a sonhos de reparação: sendo que 18% sonham com menos violência e 13% com menos corrupção;
- 28% estão ligadas a sonhos de realização: sendo que 10% desejam mais empregos para o País, outros 10%, mais igualdade racial, e 8%, mais educação.

A maioria de nós sonhamos com algo melhor para o Brasil, agora cabe a cada um de nós, cooperar para que isso aconteça. Por hoje é só, espero que tenham gostado!


Crislany Karla

Nenhum comentário:

Postar um comentário