Boa Noite,
Primeiramente, quero agradecer pela dica da nossa amiga, professora universitária, Patrícia Cappi, pela dica do Post.
Quem atua na área de Administração e Negócios muito provável que já tenha ouvido falar sobre Relacionamento Interpessoal nas organizações. É justamente sobre esse assunto que vou falar hoje. Mas vocês devem se perguntar: afinal, o que é esse relacionamento Interpessoal?
Bom, Relacionamento Interpessoal nada mais é que a maneira como você se relaciona com as pessoas à sua volta. Dentro de uma organização, tanto o patrão quanto os seus colaboradores precisam ser tratados e tratar seu companheiro do jeito certo. Infelizmente não escolhemos com quem vamos passar a maior parte do dia no trabalho, pois quem faz esse papel é a empresa. Fiquem certo de que, a organização não irá escolher o mais simpático, a mais bela ou o mais belo, mas sim, aquele que é mais competente intelectualmente, dependendo claro, da sua função dentro da empresa.
Existem 3 coisas que quebram a confiança entre colegas:
1ª Falha da empresa - A Falta de um sistema de comunicação eficiente: Todos nós administradores, somos cientes de que se uma organização não tiver uma boa comunicação, certamente virará um caos, ocorrendo assim boatos e intrigas. Faz-se necessários 10 pontos práticos que fazem toda diferença na hora da comunicação com o próximo, são eles: Saiba ouvir; saiba ouvir críticas; conheça a cultura do lugar; saiba expor o que deseja; seja breve e objetivo; evite excessos (palavras e mensagens); mantenha padrões; faça associações; seja coerente e por fim, acompanhe as mudanças. Cada um de nós deve refletir sobre essas abordagens e devemos tentar perceber como comunicamos. E lembrem-se: "Idéias boas devem ser sempre comunicadas, mas se forem mal informadas ou compreendidas, podem ser transformar em idéias ruins".
2ª Colegas Carreiristas: Esses colegas são aqueles que costumam puxar o tapete do outro; não que a gente vá passar o dia todo no trabalho desconfiando de tudo e de todos,( calma!, isso já seria uma paranóia) mas basta fazer uma coisa: evitar fofocas.
3ªInveja - ( O olho gordo profissional ) : Esse problema, eu encontro, praticamente, em todos os lugares. Se você tem um colega invejoso, relaxe! Ignore! Ele não tem raiva de você... Ele tem raiva dele mesmo, porque não consegue ser igual a você.
Quando o colega é chato, de vez em quando enfrentamos. Mas quando o chefe é chato? Saiba que, ser chefe é ser um alvo. É muito mais fácil a gente colocar a culpa em um chefe. Quem nunca disse: “Meu chefe não gosta de mim” ou “ Meu chefe não reconhece o meu trabalho"? Quem nunca disse, um dia dirá. Independente do que nós achamos do nosso chefe, o primeiro passo para uma carreira bem sucedida, é se dar bem com o chefe. Existem 4 regrinhas básicas, que ninguém deve esquecer: a primeira é nunca criticar o chefe, seja dentro ou não da empresa; a segunda é nunca tentar brigar mais do que o chefe; a terceira é nunca o contrarie; e a última é: nunca confundir capacidade com falsidade, traduzindo, não seja um puxa-saco.
É muito importante que as empresas invistam em profissionais que sabem explicar o que é relacionamento interpessoal e como esse conhecimento pode auxiliar na carreira dos colaboradores. Estimulando as Relações Interpessoais todos saem ganhando, a empresa em forma de produtividade e os colaboradores em forma de autoconhecimento o que agrega valor em sua carreira e em sua relação com a família e a sociedade.
Para manter um clima agradável e sem manifestação de atritos, é necessário que as pessoas deixem de agir de forma individualizada e passem a interagir como uma equipe, promovendo relações amigáveis e fazendo com que cada um procure cooperar com o outro, mas, para isso, é preciso que cada um faça a sua parte, pois se todos não estiverem dispostos a contribuir, não iremos chegar a lugar algum. Pense nisso!
Por hoje é só... Tenham todos um excelente dia e aproveitem as dicas acima!
Crislany Karla.
Obrigada Crislany.
ResponderExcluirParabéns pela matéria, deixo a ti a dica de um livro "Desenvolvimento Interpessoal" de Fela Moscovici.
Caso você ainda não tomou posse do contúdo do mesmo, tenho certeza que vai adorar.
bjos e muito sucesso.
Para: Administração Eficaz: Obrigada pela dica do livro, e vou procurar ler sim! Sucesso!
ResponderExcluir