Boa Noite,
Como vocês ja perceberam, dicas aqui para Administradores é o que não falta, (risos)! Hoje, vou falar sobre o que muito me interessa: FINANÇAS,$$$! Todos sabemos que este assunto é um dos aspectos mais importantes em uma organização e que precisa-se de toda atenção. O problema é quando tem defeitos, mas as pessoas não coseguem identificá-los, pois na maioria das vezes não dão a devida atenção. Problemas com relação ao fluxo de caixa é mais comum em pequenas empresas, isso é um erro que os consultores em finanças já vem encarando por muito tempo, por isso vamos as dicas de hoje:
1. Quais são os seus bens?
Muitos empresário tem aquela mania feia de sair comprando tudo que vem pela frente para o seu negócio e no final não sabem nem o que gastou, por isso, saibam tudo que é de bens, o que vocês investiram, desde a base do prédio até os computadores, tudo mesmo, pra não ocorrer de os equipamentos valerem mais do que a própria empresa e claro, sempre acompanhando as valorizações e desvalorizações destes objetos.
2. Quais são os seus bens?
Não vamos começar como um cego em tiroteio, sem saber pra onde ta indo e o que ta acontecendo. Tenha SEMPRE mente tudo que é seu, seja impostos, empréstimos, pagamos de água, luz, telefone, enfim, sempre tomando cuidado e acompanhando sempre.
3. Quanto custa para produzir o que você vende?
Será que vocês estão vendendo o produto de vocês pelo preço adequado? Aquele produto que compramos e revendemos é muito fácil fazer o cálculo. Mas e aqueles produtos que nós fabricamos? Estamos vendendo pelo preço certo? Por isso, some todos os fatores de gastos na fabricação, pra saber o real valor a ser vendido.
4. Quanto custa para vender o que você vende?
Esse fator é tão útil quanto a pergunta anterior. É necessário saber quanto você gasta em propaganda, mão-de-obra, armazenamento e despesas gerais. Coloque tudo isso na ponta do lápis!
5. Qual é a sua margem de lucro?
Eu conheço muita gente que é empreendedor, mas por não ter as competências e habilidades adequadas acabam se perdendo nessa questão e até hoje não sabem qual é o seu lucro real. Por isso, calcule as vendas totais e divida pelo lucro. A sua margem de lucro precisa estar sempre estável, no mesmo patamar, ou superior. Se ela diminuir, é bom você pensar em reajustar os preços ou custos.
6. Qual é o índice de dívidas?
Esse índice é responsável pelo balanço do quanto a sua empresa ‘pertence’ a outras pessoas. Se esse índice sobe, pode ser um mau sinal. Pode ser que sua empresa esteja crescendo, mas pode indicar também um descontrole.
7. Qual é o valor das suas contas a receber?
Calcule tudo que você tem a receber. Se por acaso este índice estiver em alta, sinal que os seus clientes não estão pagando a contas, por isso, prestem bem atenção neste ponto.
8. Quanto tempo leva para você cobrar as contas a receber?
Essa informação é a mais perturbadora para empreendedores. Para calcular, saiba quantas vendas são feitas por dia, em média, e divida pelo número de contas a receber.
9. Quais são as contas a pagar?
O aumento nas contas a pagar significa uma demora maior para pagar as contas ou uma quantidade maior de compras. Um aumento não planejado pode ser um alerta de que a força financeira da sua empresa não está bem.
10. O que está acontecendo com seu estoque?
Antes eu não dava tanta atenção a este setor, achava que poderia ser levado de uma certa forma, sem muita prioridade, mas depois que tive aulas sobre isso, descobri que não é bem assim. As compras devem ser muito bem planejadas, porque caso contrário o capital investido podem afetar as previsões de lucro. Existem momentos em que ter um grande estoque é bom. Se o preço dos itens que você vende ou usa na produção estiverem baixos, faz sentindo investir no estoque. Mas se o seu estoque está parado, isso significa que você gastou um dinheiro que poderia servir para outra coisa, como pagar uma dívida.
Espero que tenham gostado... Continuem acompanhando o blog, porque ainda vem muita novidade por aí e guardem estas dicas, elas pesam muito na hora da administração financeira da organização.
Crislany Karla.