Se alguém me perguntasse ontem o que eu faria pra fidelizar os meus clientes, eu iria responder que além de ter um bom produto é EXTREMAMENTE necessário dá uns descontinhos. Sendo que acabo de me deparar com um texto que quebra boa parte dos meus conceitos. Hoje, apenas dar um bom desconto não garante que o seu cliente irá voltar. Especialistas em atendimento ao cliente vêm definindo novas regras que micro e pequenas empresas devem seguir para fazer com que seus clientes se sintam realmente especiais desde o momento em que entram no seu estabalecimento pela primeira vez. Ao seguir essas recomendações da maneira correta, você não só ganha um consumidor fiel, como também promoverá a sua marca e a sua empresa, o que pode ser muito mais valioso a longo prazo.
1-Crie experiências inesquecíveis
Ser bem sucessido no negócio envolve muito mais que a venda de produtos ou serviços. Crie promoções e estratégias capazes de promover uma experiência diferente para o seu cliente. Pode ser a oferta de uma bebida, um jogo que permita ao ganhador levar um brinde para casa. A ideia é ser diferente e lembrado por algo marcante também no atendimento e não somente na qualidade do seu produto ou serviço.
2-Se você cometer um erro, faça a coisa certa
Resolvendo com eficiência as reclamações de clientes é uma ótima maneira de conquistar sua fidelidade. Pedidos de desculpas sinceros e disposição em resolver o problema criam uma conexão emocional com o cliente. Nem sempre devolver
Resolvendo com eficiência as reclamações de clientes é uma ótima maneira de conquistar sua fidelidade. Pedidos de desculpas sinceros e disposição em resolver o problema criam uma conexão emocional com o cliente. Nem sempre devolver
3- Quantifique o amor dos clientes
Peça a opinião de seus clientes mais importantes. Pode ser uma avaliação simples, mas para incentivar os consumidores a responder, use uma estratégia que os estimule como, oferecer uma pequena doação a alguma organização social por cada avaliação preenchida. Comece com perguntas que realmente importam: “Você voltaria ao meu estabelecimento?”, ou “Você indicaria para seus amigos?”.um produto ou oferecer o dinheiro de volta é a melhor solução. A maior parte dos consumidores que se sentem lesados quer mesmo que a empresa assuma a responsabilidade.
Peça a opinião de seus clientes mais importantes. Pode ser uma avaliação simples, mas para incentivar os consumidores a responder, use uma estratégia que os estimule como, oferecer uma pequena doação a alguma organização social por cada avaliação preenchida. Comece com perguntas que realmente importam: “Você voltaria ao meu estabelecimento?”, ou “Você indicaria para seus amigos?”.um produto ou oferecer o dinheiro de volta é a melhor solução. A maior parte dos consumidores que se sentem lesados quer mesmo que a empresa assuma a responsabilidade.
4- Constua um relacionamento pessoal
Uma estratégia emprestada dos grandes cassinos americanos também têm servido para empresas que querem fidelizar mais clientes. Lá, os apostadores mais importantes recebem cartões com informações pessoais de representantes do cassino para que entrem em contato quando houver algum pedido especial ou problema a ser resolvido. Ou seja, o relacionamento é praticamente pessoal. Mostre que o cliente poderá contar com você.
Uma estratégia emprestada dos grandes cassinos americanos também têm servido para empresas que querem fidelizar mais clientes. Lá, os apostadores mais importantes recebem cartões com informações pessoais de representantes do cassino para que entrem em contato quando houver algum pedido especial ou problema a ser resolvido. Ou seja, o relacionamento é praticamente pessoal. Mostre que o cliente poderá contar com você.
5- Recompense melhor os seus clientes
É muito fácil para o consumidor trocar de fornecedor por causa do preço, ou até mesmo do acesso. Outra maneira de evitar que isso aconteça é criar programas de recompensa (como aqueles cartões de fidelidade amplamente adotados por restaurantes). Pense em maneiras diferentes de fazer isso, utilzando as redes sociais, a doação brindes ou a oferta de uma experiência memorável, por exemplo.
É muito fácil para o consumidor trocar de fornecedor por causa do preço, ou até mesmo do acesso. Outra maneira de evitar que isso aconteça é criar programas de recompensa (como aqueles cartões de fidelidade amplamente adotados por restaurantes). Pense em maneiras diferentes de fazer isso, utilzando as redes sociais, a doação brindes ou a oferta de uma experiência memorável, por exemplo.
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