Empresária afirma que quase não consegue cumprir suas obrigações financeiras. Veja a saída para esse problema.
Por Carlos Alberto Ercolin* “Há dois anos, abri uma loja de roupa feminina especializada em moda para sair à noite. O ponto onde a loja estava localizada não era tão bom, então, em dezembro de 2008, consegui comprar um ponto comercial bem central. Como eu não tinha o valor do ponto, fiz um empréstimo no banco de 24 vezes de R$ 4.400. Desde que a loja foi aberta nesse novo ponto ela vem vendendo uma média de R$ 15 mil por mês. Acontece que está muito difícil pagar o aluguel, um funcionário, todas as demais despesas (água, luz, telefone, impostos...) e mais esse empréstimo. Então, o que venho fazendo é comprar as mercadorias a prazo. E todo mês o valor recebido com as vendas é para pagar as prestações e os cheques das mercadorias compradas a prazo e não sobra dinheiro para comprar mercadorias à vista (das quais eu conseguiria um bom desconto). Isso vem me preocupando muito porque está virando uma verdadeira bola de neve. Eu já tentei inovar em várias coisas na loja, como a implantação de cartões presente, divulgação na internet (grátis), aumentei o mix de produtos e já paguei por propaganda em uma rádio da cidade. Acontece que agora eu não tenho mais verba para publicidade, o que me preocupa muito. Gostaria de receber algumas dicas de como eu posso fazer para aumentar as vendas da loja e solucionar meu problema financeiro.”
Katia
Vamos por partes:
Creio que você deve, urgentemente, fazer uma adequação de seus custos às receitas atuais, revendo, por exemplo, o valor do aluguel, o local onde você está instalada. Você já tentou renegociar o empréstimo com as taxas atuais de mercado? Muita gente tem obtido descontos em novos empréstimos, já que as taxas vem caindo
Outro ponto: R$ 15 mil de receita por mês não é pouca coisa. Será que seus gastos estão sob controle e os valores condizem com os de mercado? O salário que você paga à sua funcionária não estaria elevado? E sua retirada mensal? Está adequada ao momento pelo qual você está passando?
Quanto aos prazos praticados: você menciona que não sobra dinheiro para pagar à vista, com desconto. Tente observar o prazo médio que você pratica e os juros que você embute nesta venda a prazo, comparando-o com o que você obtém com seus fornecedores. É muito comum o empresário não comparar o prazo que recebe e o que oferece. O resultado? Problemas de caixa: quanto mais vende, pior fica a situação.
Por fim, você já tentou fazer uma parceria com seu fornecedor? Verifique se ele pode lhe dar um prazo maior para esta fase de dificuldade. Depois que a situação se normalizar você passaria a comprar em prazos menores, com desconto. Você poderia planejar uma estratégia conjunta com ele (se necessário coloque tudo no papel para que ele sinta que você fez os cálculos). Se ele perceber um bom potencial nesta parceria acho que ele aceitaria crescer com você. Mas atenção aos juros praticados por ele. Faça comparação com outras taxas de mercado e, sobretudo, às taxas que você pratica nas suas vendas a prazo.
Resumo: reveja seus gastos. Neste momento você deve pensar até em reduzir seu tamanho para, depois, crescer com mais força.
Boa sorte!
* Carlos Alberto Ercolin é professor da Fundação Getulio Vargas
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